Voltar

4 formas de se destacar no mercado de TI

Postado quinta, 19 de julho de 2018

quinta, 19 de julho de 2018

Por: Gustavo Gadini

                        Sempre quando há um momento no país onde este passa por uma crise, diversos setores das empresas passam por transformações e, com isso, muitas são as pessoas que acabam tendo os seus contratos encerrados, justamente porque existe a necessidade de cortar custos da empresa, fazendo com que ela opte apenas pelos melhores funcionários. 
E isso não contempla apenas um lado da empresa. No geral, todos os setores passam por revoluções e o de TI também sofre com a crise. Acontece que apenas os melhores profissionais conseguem manter os seus empregos. Mas o que faz com que eles sejam considerados melhores nas suas áreas? Você já parou para pensar nisso? Pois então, este texto tem como objetivo apresentar a você quatros formas para que você consiga ter destaque no mercado de TI. 

Dominar outros idiomas

Por mais que seja absurdamente falado em diversos setores, as pessoas não levam muito a sério aprender uma língua estrangeira, o que faz com que sejam preteridas a outros candidatos que possuem domínios sobre outros idiomas. 
Hoje, é essencial para um profissional de TI que ele fale, pelo menos, dois idiomas estrangeiros, não apenas um, como era solicitado antigamente. O idioma se faz importante porque será necessário fazer apresentações em outros idiomas e não vai adiantar mentir no currículo, na hora de uma entrevista ou numa reunião, você será desmascarado. Portanto, trate de aprender outras línguas.

Participe de projetos

Para um profissional de TI é importantíssimo que ele tenha participado de algum projeto. Melhor ainda se esse projeto for grande, ambicioso. Isso faz com que o funcionário possua um conhecimento relevante relacionado ao projeto, ao que viveu, e essa parte é importante na área de TI. 
As empresas observam muito o conhecimento que o funcionário possui em uma determinada área. Será relevante para ela saber que o seu funcionário se empenha, participa de projetos, adquire conhecimentos. Independente desse conhecimento ser apenas em uma área ou não. A empresa prezará pelo conhecimento que o funcionário possui e os projetos participados por ele dirão em que grau está esse conhecimento. 

Constante aprendizado

Muito profissionais de TI possuem o péssimo hábito de ter apenas o diploma de graduação e poucas certificações. Entender o mercado de TI é saber que se trata de um modelo que está em constante atualização, se transformando a todo o momento e o profissional se prender apenas à sua graduação e alguns cursinhos básicos não o fará garantir o seu emprego.
Existem diversas áreas que o funcionário pode participar, com diferentes segmentos, onde muitas pessoas não possuem o conhecimento suficiente, apenas o conceito do que se trata. Portanto, estar em aprendizado contínuo fará com que você evolua na sua área.

Independência

Ter um funcionário pró-ativo e independente é um diferencial para muitas empresas, que estão sempre à procura de pessoas que não dependam de uma gestão constante. Vai ser considerado positivo aquele funcionário que conseguir iniciar e finalizar um processo sem necessitar de ajuda técnica. 
As empresas procuram funcionários que tragam ideias e melhorias para a área, baseados nas vivências que já tiveram. Funcionário que traz experiência para o setor é visto com ótimos olhos pela empresa.