Voltar

5 dicas para conquistar uma recolocação mais rápida

Postado quinta, 26 de julho de 2018

quinta, 26 de julho de 2018

Por: Gustavo Gadini

                        Não é desejo de nenhum funcionário que a demissão aconteça com ele. E é certo também que ninguém está preparado para esse momento. Mesmo sabendo da dificuldade que o país está passando e que cortes serão inevitáveis na empresa onde trabalha, ninguém quer imaginar que um dos nomes desligados da empresa será o seu. 

Mas como na vida todo ciclo termina e oferece a oportunidade de iniciar outro, este texto tem como objetivo apresentar a você informações que farão com que você consiga se recolocar no mercado de trabalho. Afinal de contas, ninguém deseja ficar em casa por muito tempo, portanto, estar trabalhando novamente é o desejo de todos. 

Fique atento às dicas abaixo e deixe essa situação para trás!

Analise a sua carreira profissional

É senso comum, quando acontece a demissão na vida de uma pessoa, este se sentir desmotivada, para baixo. Isso é normal. O que não pode acontecer é continuar tendo esse pensamento e sentimento. Você deve pensar no modo como está administrando a sua vida profissional. 

Com isso, analise os seus pontos negativos e positivos, veja os pontos onde você recebeu mais elogios, onde as pessoas te solicitaram mais para que você realizasse determinadas tarefas. Aproveite e analise os momentos ruins também, onde você sentia e sabia que deveria melhorar. Não se torture com eles, apenas reflita e estabeleça melhorias, a fim de que você se aprimore.

Procure melhorar o seu currículo

Enquanto você não está trabalhando, este momento te possibilita participar de eventos, fazer cursos, estar em palestras que poderão acrescentar conhecimento a você e melhorar o seu currículo. 

Existem cursos online que emitem certificados, e isso você poderá fazer para melhorar o seu currículo. Não culpe a falta de dinheiro, pois alguns desses cursos são gratuitos. 

Você também poderá ler livros da sua área, aumentando o seu conhecimento e cultura sobre determinado assunto. 

Mantenha-se conectado às redes sociais

Estar nas redes sociais, principalmente no Linkedin, onde você pode saber o que está acontecendo nas grandes empresas, faz com que você esteja sempre ligado com as solicitações feitas no mercado de trabalho, além de se manter “visível” para futuras vagas de emprego.

As redes sociais são importantes para que você mantenha contato e estabeleça vínculos que são extremamente importantes. 

Atualize o seu currículo

Você precisará ter um currículo que condiga com as suas projeções, vivências e conhecimentos. Para isso, é preciso que você o atualize, estando conforme os seus objetivos. 

Como você já tem uma área onde vivenciou grande parte da sua carreira profissional, adeque às suas pretensões atuais à experiência que já viveu. 

Prepare-se para a entrevista

Seguindo as dicas acima apresentadas, você certamente será chamado para uma entrevista de emprego. E, desde já, você precisa ir se preparando, para que possa apresentar a eles o grande profissional que é. Portanto, observe algumas atitudes abaixo e siga-as:

- Analise os melhores e principais momentos da sua carreira;
- Esteja preparado para participar de dinâmicas em grupo;
- Perguntas voltadas para coisas negativas da sua carreira serão feitas, como pontos fracos, motivo da demissão e outras questões delicadas;
- Treine as respostas que dará;
- Seja sempre sincero;
- Quando for chamado para a entrevista, já deixe a sua roupa separada, evitando assim, ter alguma surpresa de última hora;
- Veja o quanto de tempo será necessário até chegar ao local. Evite qualquer motivo que possa fazer você chegar atrasado;
- Controle a sua ansiedade e, caso não consiga, fecha os olhos, respire fundo. 
Dará tudo certo!