Voltar

7 dicas para aumentar suas chances de passar em nossos processos

Postado segunda, 20 de agosto de 2018

segunda, 20 de agosto de 2018

Por: Gustavo Gadini

                        Conseguir o emprego dos sonhos, com possibilidade de sucesso na carreira, excelente remuneração e benefícios é o grande objetivo de muitas pessoas, principalmente de quem acabou de sair de uma faculdade ou, depois de anos em uma determinada carreira decidiu se reinventar. 

Independente de sua idade ou qualificação, ser aprovado em um processo seletivo nem sempre é fácil, sobretudo nos mais concorridos, onde existem mais candidatos do que vagas disponíveis. 

Mas isso não significa que você já deva entrar em uma seletiva desmotivado, achando que a vaga que tanto deseja irá ficar com outras pessoas. Nada disso. É possível ser aprovado, e vamos lhe mostrar como. 

Para isso, reunimos sete dicas que irão aumentar suas chances de ser aprovados em nossos processos e, assim, conseguir a vaga dos sonhos. 

1.Capriche no currículo

Há quem ache que um bom currículo precisa ser grande, vistoso, com mais de uma página. Não exatamente. Currículos grandes podem significar que o profissional tem uma bagagem profissional e cultural incrível. Ou que não se mantém por muito tempo em um único emprego. 
Então, uma boa dica para ser aprovado em nossos processos é caprichar na elaboração do currículo, produzindo um material condensado, destacando tudo o que você gostaria de realçar, como experiências acadêmicas, profissionais e cursos que considerar mais importantes. 

2.Trabalhe o autoconhecimento

A entrevista nem sempre é longa. Em geral, quando os processos são muito disputados (e os nossos são), as conversas com os candidatos são bem rápidas, dando pouco tempo para que as pessoas falem sobre si. 
Então, para aproveitar muito bem esse tempo, procure trabalhar seu autoconhecimento. Resuma suas qualidades, falando mais sobre como suas experiências acadêmicas e profissionais e como elas tornam você o profissional ideal para a vaga que estamos oferecendo. 

3.Seja autêntico

Algumas vezes, para conquistar aquela vaga dos sonhos, os candidatos costumam construir personagens para se sobressair aos demais, mas quando assumem as vagas não são capazes de manter a caracterização que outrora haviam criado. 
Para não cair nessa armadilha, é fundamental ser sempre você mesmo. Não crie um personagem apenas para agradar o selecionador. Isso ficará muito evidente na hora da entrevista e diminuirá suas chances de contratação. 

4.Arrisque

A entrevista é um momento tenso, por isso muitas pessoas acabam se fechando na hora da entrevista, ficando tímidas e falando muito pouco. Para chamar a atenção do recrutador, aja diferente. Se arrisque, converse, tente mostrar que você é diferente dos demais. Positivamente, claro. 

5.Seja coerente em seu discurso

Mudar constantemente o discurso, mesmo com o uso de exemplos, não é exatamente uma boa ideia. Por isso, mantenha a coerência, mesmo sob pressão. E se for exemplificar algo, garanta que eles tenham relação com o que já vinha falando antes. 

6.Treine a escrita

Alguns de nossos processos envolvem redação. Queremos ouvir o que o candidato pensa, quais suas opiniões sobre diversos assuntos. Para se destacar, treine a escrita. Leia, pesquise, se qualifique para nos conquistar. 

7.Mantenha o controle

E, finalmente, mantenha o controle. É natural ficar nervoso ou até ansioso durante um processo seletivo, mas isso jamais deve ser motivo para que você simplesmente trave.