Voltar

Divulgar vagas tem sido um problema? Você pode estar cometendo erros

Postado quarta, 01 de agosto de 2018

quarta, 01 de agosto de 2018

Por: Gustavo Gadini

                        Quando a sua empresa necessita de novos funcionários, seja porque ela cresceu, seja porque houve a necessidade de desligar e contratar um novo funcionário ou simplesmente para acirrar a concorrência interna, melhorando a produtividade, a divulgação da vaga de trabalho deve ser muito bem feita. Isso porque, é nessa hora que o candidato saberá o que a empresa está necessitando. 

E, mais importante do que chegar ao candidato a mensagem, é a forma como ela chegará. Como será que o candidato a lerá? Será que ele entenderá a necessidade que a empresa possui? Pois então, são todas essas questões que precisam e devem ser resolvidas, justamente para que você não esteja, em nome da sua empresa, cometendo erros totalmente desnecessários, prejudicando a sua própria empresa. 

Você já parou para observar como é feito o processo de contratação da sua empresa? Será que algum erro está sendo cometido? Talvez na descrição da vaga não esteja sendo feita de forma correta. 

Evite erros na descrição de vagas

Processo extremamente comum em diversas empresas, o recrutamento de novos funcionários precisa ser um processo totalmente bem feito, organizado, bem divulgado e, o melhor de tudo, bem coerente, bem descrito. A descrição da vaga tem que estar de uma forma clara e bem entendida, para que não exista nenhuma informação desencontrada. 

Isso porque, quando existe um processo de recrutamento e seleção que começa sem certeza se vai chegar ao fim, esse processo já está fadado ao fracasso. 

Os candidatos, na maioria das vezes, estão desempregados e necessitados de um trabalho para colocar as finanças em dia. Então, quando surge a oportunidade de participar de uma entrevista, a esperança já se renova nele, fazendo com que tenha esperanças de sair do momento em que se encontra. 

Além de respeitar esses candidatos que vão até a sua empresa tentar a vaga de emprego, dar a ele um bom processo seletivo e ter a certeza de que ele não sairá com uma impressão errada da sua empresa. 

Elaborar, ter um bom processo seletivo, onde a descrição da vaga de emprego esteja bem feita, faz com que a vida de todos seja facilitada. Do entrevistador, que poderá transcorrer o processo de recrutamento e seleção da melhor forma, o candidato, que saberá o tipo de emprego que estará disponível e até mesmo a empresa que, a contratar o funcionário, consegue ficar com um colaborador que entendeu como funciona e está apto para desempenhar o seu papel, da melhor forma. 

Os profissionais de RH envolvidos no recrutamento e na seleção de novos candidatos sabem a importância que se tem uma boa descrição de cargo. Quando ela é bem feita, se torna uma ferramenta bem eficaz na hora em que se está divulgando as vagas de emprego. 

Portanto, uma boa descrição de vagas é importante e precisa conter, obrigatoriamente, as atividades que o funcionário irá desempenhar, a carga horária que ele terá, o nível de escolaridade exigido, os benefícios oferecidos pela empresa e o salário que está sendo oferecido.